Saiba por que contratar um contador pode ajudar a expandir seu negócio

Seja por falta de tempo ou de conhecimento, muitos empresários acabam encontrando problemas em gerenciar as finanças, especialmente quando se trata de questões legais e de conformidade.

Por esse motivo, contratar um contador é fundamental, não apenas para resolver as questões burocráticas do dia a dia, mas para auxiliar na gestão financeira do negócio, minimizando custos e maximizando lucros através de informações detalhadas e controladas para o processo de tomada de decisão.

Listamos 5 motivos para contratar um contador para sua empresa. Acompanhe!

1. Planejamento financeiro

O planejamento é a alma do negócio. Muitos empreendedores acabam pulando esta etapa e o resultado não poderia ser diferente: contas no vermelho, encargos e tributos atrasados, custos desnecessários e tantos outros problemas decorrentes da falta de “visão”.

O profissional contábil irá avaliar a estruturação do negócio e permitir uma análise mais próxima da realidade, o que possibilita melhorias no planejamento e redução (ou eliminação) de riscos futuros, além de gastos desnecessários de um mau planejamento.

2. Impostos em dia

Contratar um contador garante um bom controle dos impostos a pagar, uma vez que tal profissional conhece bem as particularidades e a dinâmica dos tributos.

Além disso, a grande vantagem ao contratar um contador é que o profissional irá analisar a situação da empresa e possibilitar um enquadramento tributário adequado, reduzindo assim o valor pago em impostos.

É o profissional contábil que realiza um bom planejamento tributário e define o enquadramento mais compensatório para a empresa.

3. Eliminação dos gastos desnecessários

É muito comum empreendedores se depararem com receitas aumentando, mas o lucro efetivo não aumentar. Ao contratar um contador ele poderá analisar qual o gargalo que está impedindo melhores resultados.

Ou seja, um contador passa a atuar na gestão dos negócios oferecendo uma análise criteriosa sobre os custos indiretos e identificando em quais áreas é possível reduzir (ou eliminar) gastos desnecessários — ou realizar outros ajustes que possam aumentar a margem de lucro.00

4. Precificação correta

Definir o preço de venda de um produto e/ou serviço é o fator chave para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, preços muito elevados podem não gerar vendas, mas preços muito baixos podem fazer a empresa perder dinheiro.

Muitos empreendedores definem seus preços de venda de forma incorreta, levando unicamente como base o valor estabelecido pela concorrência. Mas este é um grande equívoco!

Um contador poderá subsidiar todo o processo de precificação com informações precisas e que leve a estabelecer um preço justo e ainda cubra os custos incorridos na elaboração.

Sabendo de tais informações é possível estabelecer uma margem de contribuição que realmente reflita o custo total. Com isso, é possível aumentar ou reduzir os preços sem perder negócios para a concorrência e construir um base financeira sólida.

5. Melhor performance empresarial

Há quem pense que a função de um contador é meramente apurar impostos e elaborar as demonstrações contábeis. Mas nos últimos anos a função deste profissional vem ganhando destaque como peça-chave no processo de gestão e tomada de decisão.

Um contador consegue analisar a situação da empresa e visualizar a real performance empresarial do negócio. Assim, com informações apuradas e precisas, o empreendedor passa a ter um melhor controle financeiro, o que leva a resultados mais assertivos.

Além disso, com relatórios contábeis atualizados, o empreendedor pode ter acesso às linhas de crédito, seja para investir ou mesmo expandir os negócios.

E aí, gostou do nosso post? Que tal complementar sua leitura com um material sobre por que contratar um contador especializado para seu posto de gasolina?

One Comment

  1. 5 de fevereiro de 2017 at 03:57

    The voice of rataynilito! Good to hear from you.

Leave A Comment