Gestão de postos de gasolina: dicas para gerir dois ou mais

Se gerir uma empresa já é difícil, lidar com duas ou mais é um desafio maior ainda. Mas, caso você tenha a chance de abrir mais de um posto de gasolina, não se intimide: o importante é que seu negócio cresça e você conquiste mais espaço e mais lucros!

Veja algumas dicas para fazer a gestão de postos de gasolina que preparamos para você, que tem mais de um empreendimento ou pretende abrir outro:

Gerencie bem os seus colaboradores

Sem os colaboradores, seus postos de gasolina não vão funcionar. Você precisa deles tanto quanto eles precisam de você. É fundamental manter o equilíbrio no gerenciamento dos colaboradores.

Existem os dois lados e eles devem estar em harmonia com os interesses das empresas. Se você é um patrão que vive demitindo seus empregados, ninguém vai querer trabalhar com você. Por outro lado, se o empregado vive arrumando encrencas com o patrão, envolvendo-se sempre em questões trabalhistas, nenhum patrão vai querer contratá-lo.

Defina bem as responsabilidades de seus colaboradores e deixe bem claro que eles são importantes para as organizações. Quando se sentem valorizados, os empregados ficam mais animados e dispostos a trabalhar.

Desenvolva um planejamento estratégico

Para gerir adequadamente seus postos de gasolina, é fundamental elaborar um planejamento estratégico que contemple os fatores internos e externos que interferem nas empresas:

  • Mercado;
  • Concorrência;
  • Clientela;
  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Capacidade de produção, de vendas e de serviços das suas empresas.

Conhecendo bem esses detalhes, o gestor pode traçar estratégias e metas realistas. As metas precisam de prazos definidos. E, para medir os resultados, você precisará estabelecer métricas para mensurar qualidade e quantidade.

Use ferramentas e sistemas que ajudem a integrar a gestão

O ideal para gerir dois ou mais postos de gasolina é acompanhar a tendência do momento: a automação do sistema. Existem muitos softwares de gestão e ferramentas digitais que permitem aos gestores integrar toda a sua equipe, facilitando o controle financeiro e operacional.

Tratando-se de mais de uma empresa, essa integração torna-se mais necessária. Por isso, recorra aos ERPs, use aplicativos para Força de Vendas, integre seu sistema ao sistema fiscal do governo e ao ponto de venda (uso de produtos automáticos, como caixas registradoras, máquinas de cartão de crédito, terminais de autoatendimento e outras facilidades).

Quanto mais você integrar suas empresas entre si e aos recursos tecnológicos, mais possibilidades de sucesso elas terão e você terá menos dificuldades em administrá-las.

Procure ajuda especializada

Procure consultoria especializada, a ajuda de profissionais responsáveis que se dedicam ao negócio e podem te orientar e sugerir melhorias. Contar com assessoria especializada é uma forma de não se perder no meio de tantas contas e obrigações, principalmente no que se refere aos compromissos fiscais.

Uma boa empresa, voltada especificamente para o setor de combustíveis, vai te ajudar a enxergar oportunidades e a gerenciar melhor os riscos, de modo a não ter grandes perdas. Ela vai contribuir para uma gestão mais eficiente nas áreas:

  • Financeira;
  • Operacional;
  • Fiscal.

Mantenha seu equilíbrio emocional e tenha muita paciência

Para gerir mais de um posto de gasolina, você não necessita somente de conhecimentos técnicos — é precisa ter estrutura emocional. Não se pode fugir à realidade de que se trata de uma enorme responsabilidade. Se você não tiver autocontrole e presença de espírito, jamais levará avante seu negócio.

Paciência e perseverança também são fundamentais na gestão empresarial. Você precisa saber perder e ganhar, ser tolerante com os erros dos outros e com suas próprias falhas. Afinal de contas, ninguém é perfeito. No entanto, quem prefere permanecer errando, sempre acaba se prejudicando…

Está pensando em ampliar seu negócio? Que dicas você daria para gestores que precisam fazer a gestão de postos de gasolina? Aproveite o espaço para comentar!

Leave A Comment