Porque abrir uma loja de conveniência

As lojas de conveniência estão ocupando um importante lugar no mercado. Alimentos, bebidas, artigos de higiene pessoal, caixa automático e uma infinidade de produtos e serviços ficam à disposição de todos de um modo bem prático, e o melhor: dentro do seu próprio posto de combustíveis.

Para o posto, esse empreendimento traz uma série de vantagens comerciais, estratégicas e de marketing. Se você ainda não conta com uma loja de conveniência no posto de gasolina, talvez esteja na hora de abrir a sua!

Acompanhe o post e veja as vantagens desse empreendimento:

1. Diversificação do portfólio

O segmento de postos de combustíveis tem se tornado cada vez mais competitivo, e a necessidade de diversificar as atividades já existe há alguns anos. Gradativamente, o posto de combustíveis foi se transformando em um posto de serviços e, em muitos casos, até em local de lazer.

Entre todas as alternativas existentes para a ampliação do portfólio do posto, a loja de conveniência é a mais ativa e a que apresenta as respostas mais consistentes. Em muitos casos, passa a ser a referência no lugar do posto. Uma de suas principais vantagens é a diversidade de artigos, produtos e serviços que podem ser oferecidos.

2. Fidelização mais fácil

Há uma tendência generalizada de que clientes da loja de conveniência utilizam mais os serviços do posto que vão além do abastecimento. Nessa direção, a fidelização fica muito mais fácil.

Quando associados a um bom atendimento dos frentistas, portanto, a comodidade e o leque de produtos oferecidos ao consumidor transformam-se em um instrumento capaz de conquistar o cliente e convencê-lo a voltar ao seu estabelecimento.

Em muitas cidades brasileiras, desenvolveu-se a cultura jovem de transformar alguns postos de combustíveis e suas respectivas lojas de conveniência em ponto de encontro. Uma verdadeira multidão, por vezes, se reúne à noite como num barzinho da moda. Nesses casos, muitas lojas adaptam seus produtos a esse público.

3. Maior atrativo

Na verdade, a loja de conveniência é um importante diferencial competitivo para os postos de combustíveis. Ela propicia maior visibilidade do posto, assim como aumento do fluxo de usuários.

A disponibilidade dos seus produtos e serviços, muitas vezes oferecidos durante 24 horas, é o que mais atrai os consumidores à loja de conveniência. Durante a noite, a segurança proporcionada pelas luzes e pela presença de clientes e funcionários também tende a deixar o público mais à vontade.

Além disso, os frequentadores de uma loja avaliam de forma mais positiva os serviços do posto do que aqueles que simplesmente abastecem seus veículos e se vão. Hoje, algumas bandeiras já instalam até áreas de maior conforto na loja, com sofás e mesinhas para uma melhor estadia do cliente.

4. Incremento nos lucros

Para muitos estabelecimentos, boa parte dos lucros do posto (quando não o maior volume deles) tem origem nas atividades da loja. Dependendo do espaço disponível e do ponto onde está situada, uma loja de conveniência pode oferecer uma infinidade de quesitos, aumentando muito o seu potencial comercial.

Assim, ao planejar uma loja para o seu posto, é imprescindível realizar antes uma boa pesquisa de mercado para garantir a identificação dos produtos e serviços com maior demanda na região.

Paralelamente, com a loja de conveniência instalada, além da capacidade comercial que lhe é própria, também o posto aumenta as suas vendas de combustíveis significativamente.

Percebeu que uma loja de conveniência no posto de gasolina é um excelente negócio e está pensando em abrir a sua? Então não deixe de conferir nossas dicas para abrir uma loja de conveniência!

Leave A Comment