Como deixar o seu posto mais seguro

O sucesso de um posto de combustível não depende somente dos lucros alcançados, mas também da forma como ele mantém seus funcionários e clientes protegidos contra acidentes e até mesmo da ação dos criminosos. Isso mostra que manter o posto de gasolina mais seguro é determinante para o sucesso dos negócios.

No entanto, tomar medidas de segurança não significa apenas instalar câmeras pelo posto. Existem várias práticas que contribuem para tornar um ambiente mais seguro, como adquirir equipamentos de proteção, contratar seguranças, entre outras alternativas.

Quer descobrir como deixar o seu posto de gasolina mais seguro, tanto para funcionários quanto para clientes? Então confira as nossas dicas e fique por dentro do assunto!

1. Disponibilize EPIs e EPCs para os funcionários

Dentro de um posto de gasolina existem vários locais que podem causar acidentes além da bomba de combustível. Entretanto, exigir o uso de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs, incluindo botas, avental, macacão, luvas e creme protetor para as mãos, é uma questão obrigatória, de acordo com as normas do Ministério do Trabalho.

Além disso, é importante disponibilizar também os Equipamentos de Proteção Coletiva, o que se refere a extintores, kits de primeiros socorros, placas sinalizadoras, chuveiro para lavar os olhos etc.

2. Analise todas as áreas vulneráveis do posto

Um simples vazamento ou sistema danificado é suficiente para causar grandes acidentes. Entretanto, ao identificar áreas danificadas ou mal conservadas, fica mais fácil apontar os consertos necessários, mantendo a segurança de todos em primeiro lugar.

Nesse caso, lembre-se de fazer inspeções periódicas ou de contratar um técnico responsável para realizar a avaliação constante, diminuindo os riscos.

3. Invista em monitoramento eletrônico

As câmeras e os demais aparelhos de segurança são um investimento indispensável para qualquer negócio.

Com o aumento da criminalidade, os postos de gasolina ainda são um dos alvos mais atingidos. Por isso, contratar um sistema de monitoramento eletrônico é uma medida importante para intimidar a ação dos assaltantes e aumentar a segurança para funcionários e clientes.

4. Contrate um segurança para deixar o posto de gasolina mais seguro

Certamente um posto de combustível sem segurança tem mais chances de ser assaltado. Ainda que o posto fique aberto somente até determinado período, é interessante contratar uma pessoa qualificada e bem treinada para fazer a segurança do local, além de impedir possíveis vandalismos, cometidos principalmente à noite, quando o posto está fechado.

5. Exija o cumprimento da NR-20

A NR-20 é uma norma regulamentadora e específica para a gestão da segurança e saúde em locais onde combustíveis são manuseados. Seguir essa lei pode evitar vários acidentes como explosões, emissões tóxicas e até incêndios.

Porém, é necessário orientar os funcionários e os clientes sobre alguns cuidados especiais, como desligar o carro para o abastecimento, não fumar, não aceitar recipientes inadequados para colocar combustível e não fazer uso de celulares.

E então, está pronto para colocar nossas dicas em prática e manter o seu posto de gasolina mais seguro? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário no post!

3 Comments

  1. 29 de julho de 2017 at 00:00

    Que legal

  2. 17 de agosto de 2018 at 06:04

    Olá! Eu poderia jurar que já estive neste site antes, entretanto depois de ler este eu percebi que é novidade para mim. Abraço.

  3. 17 de agosto de 2018 at 20:33

    Adorei do teu artigo, super bom seu ponto de vista. Eu tenho um Blog sobre este mesma tema, visite ele depois. Até mais.

Leave A Comment