RH: 5 tendências que prometem mudar o seu posto.

São muitas as tendências de recursos humanos que prometem mudar o seu posto de gasolina. A área, que já teve seu foco específico nas questões mais burocráticas — como contratar e pagar pessoas —, hoje anda de mãos dadas com o marketing e as novas tecnologias.

Continue nos acompanhando e conheça as principais tendências de Recursos Humanos que podem influenciar o seu negócio!

1. Contratação de softwares como serviços

Os softwares como serviços (SaaS) estão cada vez mais presentes nos departamentos de vendas e marketing — e a história não é diferente no RH. Esses sistemas contribuem para o desdobramento de metas, melhoria da comunicação e otimização da seleção de pessoas.

O uso de softwares não é algo recente, mas eles estão ficando cada vez mais inteligentes. Hoje, ao utilizá-los, é possível arquivar as informações em nuvem, ter acesso a dashboards detalhados e monitorar constantemente os indicadores-chave de desempenho.

Essa tendência elimina uma série de papeladas do posto de gasolina, facilitando a vida do gerente responsável e da administração em geral. Além disso, contribui para que as informações sejam mais bem arquivadas e acessadas de qualquer lugar.

2. Implementação de ações de endomarketing

Você já ouvir falar de ações de marketing com foco nos funcionários? Esse é o endomarketing — união do RH com a área de marketing. O objetivo é alinhar, engajar e fidelizar os atuais colaboradores, transformando-os em verdadeiros promotores da marca.

Como as empresas preocupam-se cada vez mais em reter talentos, essa estratégia é uma forte tendência. Ao aplicar as ações de endomarketing em seu posto de gasolina, é possível ter uma equipe muito mais feliz e focada nos resultados.

3. Gestão de equipes remotas

Algumas empresas já permitem que seus colaboradores executem suas tarefas sem sair de casa — como é o caso da HP, da Phillips e da Locaweb. O trabalho remoto tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo e, sem dúvidas, será algo comum no futuro.

Essa tendência oferece diversos benefícios para o seu posto. Com o trabalho remoto, é possível economizar espaço, contratar mão de obra mais barata e eliminar diversos custos. E mais: os trabalhadores tornam-se mais felizes e produtivos de casa.

4. Desenvolvimento de uma marca empregadora

O Brasil está entre os cinco piores países do mundo para contratar mão de obra qualificada, de acordo com o relatório do ManpowerGroup. Por isso, as mais bem-sucedidas empresas investem na criação de uma marca empregadora, capaz de atrair talentos.

Como parte dessa estratégia, as companhias utilizam as redes sociais para se relacionar com os candidatos — e até criam páginas de carreira, onde postam fotos e vídeos sobre o ambiente de trabalho e falam sobre a cultura organizacional.

5. Utilização das redes sociais corporativas

É indispensável manter uma boa comunicação com os trabalhadores e, para isso, as redes sociais são cada vez mais utilizadas. Hoje, na realidade, já existem redes criadas exclusivamente com esse objetivo — como é o caso de workplace.

Essa é uma ferramenta de comunicação de baixo custo para o seu posto, mas que pode fazer toda a diferença no alinhamento e gestão das equipes.

Essas são as tendências mais evidentes. Mantenha-se sempre de olho nas mudanças externas e, assim, conseguirá construir um RH à frente do seu tempo!

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