Economizar água e Energia: saiba como

Postos de combustíveis costumam ser estabelecimentos abertos 24 horas por dia. Dessa forma, é necessário que a administração desses locais esteja bem informada sobre as maneiras para poupar dois dos recursos mais essenciais: água e energia.

Isso deve ser feito tanto pelo bem das finanças quanto para contribuir com o desenvolvimento sustentável.

Abaixo, listamos algumas das melhores práticas para economizar água e energia em posto de combustível. Confira!

Invista em energia solar

Com um sistema de captação de luz solar, além de economizar água e energia em posto de combustível, você ainda estará pondo em prática uma atitude sustentável.

O sistema de energia solar poderá suprir necessidades como aquecer chuveiros elétricos e a água usada para a lavagem automotiva. Assim, você também vai economizar na conta de energia, é claro.

Vale ressaltar que, quando a água usada para lavagens é de alta temperatura, é possível economizar também no detergente já que o líquido, quando aquecido, remove com maior facilidade a sujeira da superfícies dos automóveis.

Tenha um sistema de captação de água de chuva

É isso mesmo: você pode usar água da chuva e economizar no uso de água potável. O sistema de captação é de baixo custo.

Você utilizará essa água captada para o lava-jato, para as descargas, para a lavagem de pisos etc. Dessa forma, irá diminuir em 50% sua conta de água e, ainda, colaborará com a preservação desse valioso recurso.

Vale lembrar que isso melhora a imagem do seu estabelecimento, já que atitudes ecológicas são bem vistas pela população. Inclusive, existem leis e regras para a captação e armazenamento da água em diversos estados brasileiros como forma de incentivo a isso.

Prefira equipamentos com selo PROCEL

Ao adquirir lâmpadas e eletro-eletrônicos para seu negócio, prefira sempre os que possuem o selo Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica).

Este selo é a garantia de que o produto está entre os mais eficientes no mercado, ou seja, consome menos energia que ferramentas semelhantes que não o possuem. O aparelho classificado como “A” é o mais eficiente e econômico.

Com essa prática, você irá diminuir o consumo de energia elétrica e, consequentemente, o valor da conta de luz do seu posto de combustível.

Adote a reutilização de água

Tenha um sistema de tratamento de água. Você poderá instalar canaletas nos espaços em que acontecem as lavagens de automóveis, de modo que elas redirecionarão a água usada para um reservatório. Lá, a água será tratada e, posteriormente, poderá ser usada de novo.

Esta é outra atitude sustentável — e que ajuda tanto o meio ambiente quanto os assuntos financeiros.

Verifique se há vazamentos

Talvez você não veja aquela torneira que está pingando como um problema. Mas saiba: de pingo em pingo, o desperdício pode chegar em até 50 litros de água por dia.

Ao final de um ano, são 16 mil litros. Ou seja: vazamentos nas tubulações internas claramente podem agravar o quadro de desperdício de seu posto.

Sendo assim, esteja sempre inspecionando as torneiras e verificando se há infiltrações nas paredes do posto, além de habitualmente checar o hidrômetro.

Ofereça também instruções aos seus funcionários sobre como fazer uso racionado de água e energia. Esta é uma importantíssima contribuição na adoção das práticas dentro do seu estabelecimento.

Dessa forma, você estará reduzindo custosotimizando a gestão financeira e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Gostou das nossas dicas sobre como economizar água e energia em posto de combustível? Quer receber mais conteúdos diretamente em seu e-mail? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma postagem!

Leave A Comment