5 problemas que prejudicam posto de gasolina sem uma contabilidade adequada

É comum alguns empreendedores ficarem em dúvida se a contabilidade de posto de gasolina é realmente uma ferramenta gerencial indispensável. Por essa razão, muitos donos desses estabelecimentos não investem em uma boa assessoria contábil.

Mas saiba que essa incrível ferramenta é essencial para auxiliar os gestores nas tomadas de decisão. Sem uma contabilidade adequada, os postos de combustível enfrentam problemas com relação a estratégias empresariais. Quer saber quais são essas dificuldades? Então continue a leitura deste post!

1. Falta de informações sobre o regime tributário

Um dos passos mais importantes é escolher em qual regime tributário o seu posto se enquadra: Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido. Uma opção malfeita poderá prejudicar a saúde financeira do seu negócio e causar sérios contratempos com a Receita Federal.

2. Dificuldade em saber quais impostos precisam ser pagos

Os empresários têm grandes chances de esquecer de pagar algum tributo quando não contratam um contador para cuidar do assunto — visto que no nosso país o sistema tributário é altamente complexo.

Se essa área não for uma prioridade no seu empreendimento, é provável que alguma questão passe despercebida. Tais pendências podem impedir que o seu estabelecimento obtenha certidões negativas de débitos, o que pode ser muito ruim para o andamento dos trabalhos no posto.

3. Falhas no sistema financeiro

O sistema financeiro funciona como o coração de uma empresa: por ele passam todos os valores de entradas e saídas. Por isso todos os dados relativos a esse setor devem estar devidamente cadastrados em um sistema.

Sem a ajuda de um profissional especializado é mais difícil fazer o controle financeiro e praticamente impossível perceber se você está tendo bons lucros e quais gastos podem ser cortados.

4. Demora no crescimento

Um contador possui uma visão ampla de todas as áreas do negócio, e por esse motivo ele pode trabalhar analisando o desempenho do empreendimento, realizando a gestão de riscos e colaborando na tomada de decisões. Sem esse auxílio fica muito difícil perceber quais são os pontos a melhorar, e isso impede a expansão do seu negócio.

5. Contratempos com o controle de estoque

Para fazer o controle de estoque é necessário coletar dados diariamente. Assim você não corre o risco de comprar combustível ou outros itens em mais quantidade do que o necessário.

Esses pequenos impasses podem ser evitados com a ajuda de um contabilista, pois tendo o conhecimento da realidade, a aquisição poderá ser feita na quantidade correta e os produtos não ficarão armazenados por muito tempo.

Agora que você já conhece alguns dos problemas causados por não ter uma contabilidade de posto de gasolina, não fique aí parado! Procure uma empresa especializada nesse tipo de serviço! Essa é uma boa forma de evitar dificuldades e fazer com que seu estabelecimento tenha toda a credibilidade no mercado financeiro!

Gostou de saber um pouco mais sobre a contabilidade de posto de gasolina? Então dê continuidade ao seu aprendizado, leita este post sobre como otimizar a sua gestão financeira e alcance ótimos resultados no seu negócio!

Leave A Comment