O que você pode oferecer no seu posto além do combustível?

Você certamente já deve ter observado que há ofertas de muitos serviços em postos de combustíveis. Mas você sabe por que os empresários escolhem esse caminho?

Primeiro, é importante lembrar que o mercado de postos é um dos mais competitivos do país. Afinal, podemos identificar diversas empresas na área, até mesmo, em cidades menores.

Por isso, os empreendedores precisam encontrar maneiras de se destacarem e, principalmente, de fidelizar os clientes. Só assim é possível realizar um grande volume de negócios e crescer no setor.

Neste post vamos abordar a importância de diversificar os serviços no seu posto e te apresentar 7 excelentes opções de serviços para o seu negócio. Continue lendo!

Por que diversificar serviços em postos de combustíveis?

Antes de pensar em uma estratégia empresarial, você deve buscar uma resposta para a seguinte questão: afinal de contas, qual é exatamente o meu negócio?

Provavelmente, um grande número de gestores responderia algo como vender gasolina, diesel, álcool e afins. Contudo, isso restringe bastante as opções disponíveis.

Na verdade, o posto de combustíveis reúne uma série de facilidades, inclusive — muitas vezes — as pessoas frequentam a loja de conveniências  com o tanque cheio ou chegam andando até o estabelecimento.

Compreender isso de maneira mais ampla se torna uma vantagem competitiva, pois o consumidor não terá apenas um único motivo para se dirigir ao negócio e gastar seu dinheiro.

No entanto, antes de oferecer um novo produto, o empresário precisa considerar a sinergia entre os serviços do posto de modo a entregar valores complementares para o cliente.

Como escolher serviços para um posto de combustível?

A chave para saber quais conveniências devem ser oferecidas, é considerar aquelas opções que contribuem com os serviços do posto. Do contrário, ele acabará iniciando um segundo empreendimento independente do primeiro.

Imagine, por exemplo, que você decida abrir uma casa de shows de rock anexa ao posto de combustível. Esse negócio pode até vir a ser um sucesso por si mesmo, mas ele não complementa os serviços existentes.

Já com uma loja de conveniências é diferente. Afinal, um motorista pode aproveitar a parada para comprar um lanche, assim como quem só veio pelos produtos pode, quem sabe, encher o tanque.

Resumidamente: é preciso que haja uma conexão entre as atividades, de modo que uma favoreça a outra. Alguns exemplos de sinergia ocorrem quando os serviços:

  • têm os mesmos destinatários;
  • compartilham custos ou logística;
  • ajudam a atrair clientes;
  • solucionam problemas uns dos outros;
  • podem ser realizados pelos mesmos colaboradores;
  • complementam-se para formar um produto de maior valor.

Quais serviços podem ser adotados em um posto de combustíveis?

A seguir, você conhecerá 7 serviços com grande coesão e capazes de contribuir com o crescimento do seu posto de combustíveis. Confira:

1. Banheiros

Embora normalmente seja um serviço gratuito, instalar banheiros públicos em um posto de combustíveis traz benefícios indiretos que compensam o investimento e a manutenção.

Isso ocorre porque as pessoas incluem os locais que oferecem essa facilidade na logística de viagem. Com efeito, eles se tornam o local de parada para abastecimento ou alimentação.

2. Loja de conveniências

Oferecer comida e produtos de supermercado é uma excelente medida para diversificar serviços em postos de combustíveis. Não é à toa que essa é uma das opções mais utilizadas.

loja de conveniências cria uma segunda fonte de renda para a empresa, que pode vender produtos tanto para os motoristas quanto para as pessoas das redondezas.

Além disso, há um alto grau de sinergia com a atividade principal do negócio. Isso porque, dificilmente os condutores concluem uma viagem sem fazer pequenas paradas para alimentação.

3. Banco 24 horas

Firmar uma parceria com uma empresa de banco 24 horas também pode facilitar a atração de clientes, já que encontrar um caixa eletrônico é uma necessidade comum nos dias de hoje.

Igualmente, após o saque, as pessoas costumam aproveitar a viagem e comprar produtos nos estabelecimentos mais próximos, como a loja de conveniências do posto.

4. Oficina e borracharia

Realizar reparos em automóveis é uma outra maneira de criar ligação com a atividade principal da empresa. Isto é, os motoristas são um público-alvo comum entre os dois serviços.

Ao criar uma oficina ou borracharia, o posto se transforma em um centro de serviços para o condutor onde ele pode resolver todas as necessidades do veículo e seguir seu trajeto com tranquilidade.

Por outro lado, mesmo sem um modelo completo, o empreendedor tem a possibilidade de oferecer uma série de serviços que já estão associados a postos de combustíveis, como troca de óleo e calibragem de pneus, por exemplo.

5. Lavagem completa e de aparências

Hoje em dia, os condutores têm menos tempo para cuidar dos automóveis, principalmente quando o veículo é utilizado para tarefas do cotidiano, como ir ao trabalho, levar os filhos à escola, etc.

Uma das alternativas para lucrar com esse cenário é oferecer serviços de limpeza ou lava a jato. Afinal, aquele que já gastou seu tempo lavando o carro, não vai se dirigir a um segundo estabelecimento só para encher o tanque, não é mesmo?

Outra opção é a chamada lavagem de aparências, em que ocorre uma limpeza rápida e superficial da parte externa do veículo. A pessoa aproveita o abastecimento para melhorar o aspecto do automóvel.

6. Estacionamento

Dependendo do espaço do terreno e da localização do posto, a criação de um estacionamento pode ser uma ótima opção para diversificar serviços.

Com ela, não só tiramos proveito da escassez cada vez maior de vagas nos centros urbanos, como criamos nos cliente o hábito de frequentarem o posto diariamente.

Sendo assim, as demais atividades tendem a ser favorecidas com a presença desses novos clientes. Afinal, eles podem precisar de alimentos, combustível ou lavagem de veículos, não é mesmo?

7. Lanchonetes e restaurantes

Uma evolução da loja de conveniências é a criação de lanchonetes e restaurantes, aproveitando-se do fluxo natural de veículos e pessoas, bem como da localização privilegiada de muitos postos.

Contudo, você deve ter cautela antes de implementar esse modelo, uma vez que ele exige o investimento em uma cozinha e em um ambiente interno para as refeições.

Na verdade, o ideal é sempre estudar a localização do estabelecimento e características dos potenciais clientes antes de diversificar serviços em postos de combustíveis. Só assim, você atingirá a medida certa.

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One Comment

  1. 10 de março de 2018 at 13:15

    Obrigado Algarvio.daqui dos Açores!!!

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