Contabilidade X Sindicatos

Como é a sua relação com o Sindicato dos Frentistas de sua região? Você sabia que é possível mantê-la respeitando a ética, o profissionalismo e a cordialidade?

O conflito tem sido a regra entre sindicatos e empresas. No entanto, o profissional de Recursos Humanos pode desempenhar um papel estratégico nessa relação, otimizando a comunicação e trazendo-a mais para o lado da harmonia (em vez do conflito).

A construção de um novo modelo passa pela contribuição do setor responsável pelas relações contábeis envolvidas, que pode ajudar a repaginar as interações. Continue lendo este post e conheça a importância da contabilidade na relação com os sindicatos.

A importância dos sindicatos

Um sindicato representa o interesse de seus associados. No entanto, os pontos defendidos não são necessariamente conflitantes, como costuma ocorrer nas relações entre tais instituições e as empresas: uma verdadeira queda de braço para ver quem leva mais (ou quem cede menos).

Existem muitas questões que não se resumem ao jogo de “ganha e perde”, pois envolvem o empenho das partes para atingir os objetivos comuns. É o caso, por exemplo, do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), tão necessário para a prevenção de inúmeras situações de risco inerentes às atividades desenvolvidas.

À companhia, cabe o fornecimento do EPI adequado e a orientação para sua utilização. Mas o sindicato poderia tomar para si a responsabilidade de promover a correta manipulação do equipamento, sobretudo quando se sabe da resistência de muitos trabalhadores.

Os principais desafios na relação entre a empresa e o sindicato

Seria muito bom para todos — trabalhadores, sindicatos e empresas — construir essa nova relação voltada ao bem comum. Para tanto, é necessário avançar sobre alguns desafios que se apresentam e consolidar o sistema no formato ganha-ganha.

A proatividade da empresa na solução das necessidades

Se a empresa tomar a iniciativa de conhecer as principais necessidades de seus funcionários e realmente começar a trabalhar nas soluções para atendê-las, abrirá um dos canais de diálogo mais importantes. O sindicato, por sua vez, deve dar um voto de confiança para viabilizar a união dos esforços de todos.

Iniciativas proativas consolidadas sinalizam para a possibilidade de avanços nas relações. Assim, um canal permanente para dialogar com o sindicato aparece como novo desafio para a organização.

Um canal de diálogo permanente

O segundo desafio será consolidar a comunicação com a indicação de um profissional de Recursos Humanos (RH) que personalize um canal de diálogo permanente. Ele teria a incumbência de manter a conexão com o sindicato, trabalhando as questões em sua origem, antes que se tornem um obstáculo à própria relação entre as partes.

Nesse sentido, tanto a empresa quanto o sindicato podem contar com um elemento-chave na relação, voltado para as soluções necessárias. Assim, as questões mais significativas não precisam esperar uma época do ano para serem tratadas, evitando que cresçam.

A antecipação ao conflito

Uma das principais vantagens da manutenção de um canal aberto com o sindicato é a possibilidade de antecipação dos conflitos. Dessa forma, as demandas que surgirem podem ser tratadas logo no início.

Tal estratégia evita a formação de grandes embates resultantes do tempo que passam sem discussão, esperando a “data”. Para a companhia, isso significa redução de custos com soluções menos drásticas; para o sindicato, trata-se de uma porta aberta para suas expectativas.

O papel do escritório contábil 

Na construção de uma relação permanente e enriquecedora para todas as partes, a assessoria contábil tem um papel crucial no sucesso das iniciativas. Sua importância reside, sobretudo, na execução dos direitos trabalhistas, mas também no fornecimento de subsídios para que a empresa planeje e fundamente suas decisões estratégicas.

Admissão e demissão segundo a CLT

Os trâmites de admissão e de demissão devem ser estritamente conduzidos dentro dos ditames da legislação trabalhista vigente. Se as previsões da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estão sendo cumpridas, você pode ficar tranquilo quanto à legalidade de suas ações.

Nesse sentido, são os profissionais da contabilidade que nortearão suas decisões administrativas. Com isso, você pode decidir sabendo o resultado das posições adotadas.

Cálculo de rescisões trabalhistas

As rescisões trabalhistas não devem se tornar dores de cabeça para a gestão. Sua assessoria contábil pode providenciar todos os cálculos e medidas a serem tomadas, para evitar que decisões equivocadas originem conflitos.

Para fazer os cálculos, a contabilidade avaliará, desde o princípio do processo, os motivos, a necessidade de cumprimento do aviso prévio, a situação de férias e os demais trâmites envolvidos, considerando o tipo de rescisão em cada caso.

Planejamento estratégico do posto

A assessoria contábil pode ser seu braço direito na elaboração do planejamento estratégico do posto. Assim, medidas que vão desde o dimensionamento da capacidade de ampliação do estabelecimento, passando pelas exigências de natureza fiscal, até as contratações de pessoal necessárias serão instruídas por sua retaguarda contábil.

Suporte jurídico

Todas as relações do posto com o sindicato devem ser pautadas pelas previsões da legislação trabalhista. O entendimento a ser construído precisa se orientar pelos ditames da lei.

Desse modo, é indicado que o escritório contábil forneça o suporte jurídico necessário para que haja correção nas medidas propostas, assim como subsídios suficientes para que você possa contestar exigências em situações de não conformidade com a legislação.

Canal de comunicação com o sindicato

A assessoria contábil, com total domínio da realidade trabalhista e financeira do posto, é o melhor canal para construir uma comunicação permanente com o sindicato. Dessa forma, ela também será seu melhor conselheiro, capaz de evitar a criação de passivos trabalhistas.

Como vimos, a participação de um escritório de contabilidade com experiência e um amplo leque de serviços pode significar a diferença entre problemas com o sindicato e soluções negociadas de modo construtivo e contínuo.

Além da amplitude dos serviços oferecidos, é preciso que você disponha de uma assessoria contábil com experiência específica em postos de combustíveis e bem estabelecida no mercado. Com o entendimento da importância da contabilidade na relação com os sindicatos, será possível manter seu estabelecimento longe de conflitos trabalhistas.

Nosso artigo foi útil para você? Então, entre em contato conosco e saiba tudo o que uma assessoria contábil pode fazer por seu posto!

Leave A Comment